A Geografia na construção do
futuro desejado
Porto, 13-14 outubro 2016
Colóquio Internacional em Língua Portuguesa
Apresentação
O Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), através da linha “Políticas Públicas, Planeamento e Desenvolvimento do Território”, em articulação com a Associação Portuguesa de Geógrafos (APG), organiza um encontro de dois dias com mesa redonda, palestras e sessões paralelas que tem por fim promover o debate sobre o modo como o conhecimento geográfico realiza / pode realizar o seu dever social de contribuição para o desenvolvimento. Mais do que a investigação científica ou as questões da docência e do mundo profissional, o que se pretende é traçar caminhos que reforcem o papel dos territórios na construção de um futuro melhor.
Estará em causa o papel social da ciência, na sua dimensão mais abstrata, mas sobretudo o seu papel mais ativo, no contributo para a definição de políticas públicas, ações de planeamento e modelos de gestão do território, tendo em vista o desenvolvimento económico, social e ambiental e a promoção da cidadania. Para tanto, espera-se que as intervenções, ao longo dos dois dias, promovam a reflexão e discussão a propósito do futuro que se deseja e do modo como este se constrói, a partir de contributos inscritos em diversas especializações e perspetivas.
Este colóquio será também a oportunidade para encontros: entre especialistas de reconhecida competência (na mesa-redonda e mesas de debate) e todos os que desejem apresentar livremente o seu contributo (nas sessões paralelas); entre geógrafos e outros investigadores que consideram a relevância da dimensão geográfica nos processos de construção de um futuro melhor; entre docentes e investigadores de várias partes do mundo que se entendem numa língua com raízes comuns.
As apresentações são livres, pedindo-se apenas o respeito pelo tempo disponibilizado e, necessariamente, a sua integração no tema geral do colóquio, o qual pode ser decomposto em algumas perguntas centrais: é o quê o futuro desejado? Qual pode ser o papel da Geografia na sua construção? Quais as visões e perspetivas desde uma especialidade, uma instituição, uma pessoa?